INCLUSÃO SOCIAL

Hospital de Aeronáutica de Belém realiza ação de conscientização do autismo

Evento foi realizado no dia 06/04, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Publicada em: 19/04/2023 21:50
Imprimir
Fonte: HABE
Edição: Agência Força Aérea

O Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE) promoveu, no dia 06/04, um dia de lazer e diversão para crianças autistas atendidas pela equipe do Serviço de Atendimento Multidisciplinar (SAM), formada por Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Nutricionistas e Terapeuta Ocupacional.

O projeto “Lazer e Esporte para uma Sociedade Inclusiva” aconteceu no Clube Cassazum, contando também com a participação dos professores de natação do Clube e dos Educadores Físicos do Colégio Tenente Rêgo Barros (CTRB), que, juntamente com a equipe do SAM, desenvolveram diversas atividades recreativas que estimulam a percepção motora, sensorial e cognitiva nos pacientes.

O evento foi planejado em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é lembrado no dia 2 de abril. "A temática é de grande relevância, pois é provado cientificamente que a prática de esporte pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de proporcionar momentos de socialização e promoção do desenvolvimento psicológico e cognitivo, tão importante pra todos, em especial aos autistas", explicou a Tenente Fonoaudióloga Roberta Bona Erse, do efetivo do HABE.

“A minha filha é autista, tem 12 anos, e pudemos perceber o quanto o esporte tem mudado a vida dela, trazendo melhor desenvolvimento físico, coordenação motora, autoestima e responsabilidade”, destacou a mãe da Amália, Carolina Belessa.

A conscientização sobre o Autismo também foi tema de uma palestra destinada ao efetivo da Base Aérea de Santa Maria (BASM), no dia 14/04, e organizada pela Assessoria de Assistência Social (ASO). O Comandante da BASM, Coronel Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, juntamente com o efetivo de Oficiais e Graduados, prestigiaram as apresentações da Sargento Especialista em Eletrônica e Instrumento Carolina Amaral do Amaral e da Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga Jocela Saueressig, que trouxeram um panorama atualizado e informativo sobre o assunto.

“Eventos como este são fundamentais para levarmos esclarecimento além do grupo familiar de quem convive com uma pessoa com Autismo. É necessário entender que existem diversas características e níveis em um amplo espectro, por isso o mais importante é termos um olhar empático antes de julgarmos qualquer atitude em um ambiente social”, explicou a Sargento Carolina.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Os transtornos do espectro autista (TEA) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Fotos: Cabo Patrício / HABE e Soldado Kassiel / BASM